blog

FORA DE FOCO - SAUDOSISMO ANALÓGICO

 

LENTES ZEISS e ZACUTO na FUJIFILM XPRO1 

Fujifilm XPRO1 com objetiva ZEISS, 90mm

Fujifilm XPRO1 com objetiva ZEISS, 90mm

"Nascido e criado" na era analógica, ao migrar para o mundo digital paguei o ônus de uma aposentadoria compulsória. Fato, felizmente já parte do passado!

Com auxílio do fotógrafo Orestes Locatel e algumas horas dedicados aos reviews cheguei a uma adaptação fantástica que combina objetivas ZEISS com o viewfinder ZACUTO, este utilizado essencialmente nas DSLR para gravação de vídeo. Nesta "gambiarra", com apenas dois adaptadores a um custo que não chegou a 400 Reais, resgatei seis objetivas da era analógica que há mais de 10 anos estavam "descartadas", entre elas três LEICA R e três ZEISS da Contax série G. As LEICAS estão adaptadas na CANON DSLR e a ZEISS na FUJIFILM XPRO1. 

XPRO 1 com objetiva ZEISS 45mm

XPRO 1 com objetiva ZEISS 45mm

Inicialmente julgava desnecessário o uso de um viewfinder, porém na prática se tornou imprescindível. Para quem trabalha em condições de baixa luminosidade este acessório não tem grande relevância, porém em situações de média e alta luminosidade (como é o caso do nordeste) é essencial. Zacuto é um acessório de custo elevado, entretanto existem muitos outros equivalentes que atendem tal demanda. Quanto ao resultados, sinceramente dispensa comentários, afinal estamos falando de óticas ZEISS e LEICA. Boa sorte! 

FujiFilm XPro 1 com objetiva ZEISS 45mm

Jumento fotografado no litoral do nordeste com FUJIFILM XPRO 1, objetiva ZEISS 90mm.