blog

FORA DE FOCO - "O tempo não para"

 

No âmbito do edital "Residentes en Latinoamérica, "MI AMAS VIN foi um dos projetos contemplados para ser exibido no Centro de Fotografia de Montevideo - Uruguai, em setembro deste ano.

As última duas semanas estive concentrado na concepção desta mostra, felizmente o projeto composto com trinta imagens foi finalizado e enviado para  organização do evento. 

Sempre que revisito o meu acervo sou brindado com novas possibilidades e devaneios. Durante o processo de edição deste trabalho me surgiu a ideia de que este tríptico poderia compor a respectiva mostra, Bingo!  Elegi-o para encerrar a série

Embora as três fotografias tenham sido realizadas em tempo e locais distintos, cada personagem, por trás dos olhares, objetos e gestos revelam traços de fé e devoção. A senhora da esquerda, nas grutas de Bom Jesus da Lapa, Estado da Bahia. Ao centro, um dos penitentes de Juazeiro do Norte, Estado do Ceará. À direita uma benzedeira no interior da Bahia. 

Para nós fotógrafos produzir novos conteúdos sem dúvida é algo estimulante e vital, são sempre oportunidades para exercitar o olhar, contar histórias, vivenciar experiências, culturas  e aprendizado. Entretanto a possibilidades de mergulharmos na memória dos nossos acervos nos possibilita a chance de  estruturarmos novas narrativas visuais, tão importante quanto a sua produção. Embora não me sirva de conforto, sei que está dualidade não é apenas um "privilégio" meu, da mesma forma que sei que o tempo não para a espera do autor.