blog

TRIPALIUM

Carvoeiros do MS - Brasil

TRIPALIUM é o título da nova coluna deste blog que regularmente publicará imagens reveladoras da relação do HOMEM com o TRABALHO.

Palavra latina, TRIPALIUM é uma ferramenta construída com três paus pontiagudos, às vezes com pontas de ferro, usada pelos agricultores para bater, rasgar e esfiapar o trigo e as espigas de milho. Os romanos o utilizavam como um instrumento de tortura, seja para subjugar os animais, seja para forçar os escravos a trabalharem com mais empenho e produtividade.

Para muitos de nós a escravidão, o holocausto e outros fatos que envergonharam a história humana representam cicatrizes abertas sem nenhuma hipótese de cura. E o mais dramático é que, em muitos setores e países, as relações de trabalho continuam revelando traços de situações humilhantes e degradantes que merecem o nosso incondicional repúdio e ação.

Entre tantas possibilidades de título para essa coluna me pergunto o motivo pelo qual elegi um termo de conotação tão dramático, sobretudo porque nas fotografias procuro retratar os personagens sob uma ótica humana e digna. Seria então um subterfúgio para a remição de tal brutalidade humana? Ou seria uma homenagem aos negros cujo suores e lágrimas lavaram e fertilizaram as nossas terras?

O trabalho ocupa papel central nos campos da filosofia, sociologia e economia, que o considera como fonte da criação da riqueza social. Vários autores já debruçaram sobre essa temática publicando relevantes obras. Na fotografia, em especial, o assunto sensibilizou o olhar de muitos fotógrafos, entre eles o americano Lewis Hine e o brasileiro Sebastião Salgado, trabalhos de força e envergadura que me inspiraram a produzir, ao longo dos anos, esta série que a partir de agora compartilharei com todos. Seja bem vindos e Mãos à Obra!