press

Leia entrevista completa com Marcelo Buainain onde revela a sua profunda relação com a fotografia. 

FC: Marcelo, sua fotografia é fortemente embasada na figura humana como personagem central de suas composições. Fotografar o outro pode ser visto como um processo de descoberta de si mesmo?

MB: Embora acredite na universalidade do homem, entre os temas que habitualmente abordo não existe uma relação direta com a minha história social. Cresci no seio de uma classe privilegiada com acesso à educação, saúde, alimentação e formação ética. Em contrapartida, os locais e personagens que documento são privados das necessidades mais básicas que asseguram a dignidade humana. Essa dicotomia de realidades provoca um questionamento mais amplo, ultrapassando as fronteiras do meu self.


Click for more

Click for more

X- Photographer

No Japão, cinco fotógrafos brasileiros - entre eles Marcelo Buainain - inauguram a página X- Photographer. Trata-se de um projeto de escala mundial, coordenado no Brasil por Leonardo Botelho (FujiFilm Brasil) com curadoria de Rosely Nakagawa.


click for more

click for more

“Seguramente estou de volta ao mundo da fotografia, porém não sei até quando…”, admite o fotógrafo nascido em Campo Grande, ciente do poder que o vídeo exerce sobre si, ao ponto de já tê-lo “sequestrado” uma vez.


Click for more

Click for more

"O fotógrafo sul-mato-grossense Marcelo Buainain, 50 anos de idade, foi nominado em mais um concurso internacional. Ele conquistou um primeiro lugar na terceira edição do prêmio para fotografias em preto e branco do Worldwide Photography Gala Awards (WPGA), na categoria Retrato."


Click for more

Click for more

" ...No cenário em que se encontra a fotografia nos dias de hoje, dizer que um autor é, por exemplo, um documentarista clássico é encobrir muito mais da sua obra. É o caso específico do fotógrafo sul-mato-grossense Marcelo Buainain (1962), que vive atualmente em Natal (RN). "

 


Click for more

Click for more

Poeta da Fotografia com Alma de Viajólogo

"Marcelo vestia uma camiseta “Diretas Já” quando o avistei na Praça de Armas de Cusco em janeiro de 1985. A camiseta ativista foi o motivo da primeira conversa e logo trocamos endereços. Dois anos mais tarde, Marcelo participou de um workshop de Fotografia de Viagem que conduzi em Itatiba..."


Click for more

Click for more

Amar é Servir

"São imagens fortes e marcantes de uma obra social que preza, somente, a ajuda e a caridade."

-Quando nenhum hospital quiser aceitar algum paciente, nós aceitaremos.

"Essa é a última porta e por isso eu não posso fechá-la -  Irmã Dulce...."


Click for more

Click for more

"Fotógrafo, produtor e diretor de documentários para TV, Marcelo Buainain trocou a carreira de médico para se dedicar à produção de imagens e documentos. Peregrinou os quatro continentes, visitando dezenas de países, e, através de suas lentes, fotografou populares celebridades para as principais publicações brasileiras e estrangeiras. .."


Click for more

Click for more

"...A série premiada pela ENS chama-se Os mutilados do sisal e saiu no livro Bahia: saga e misticismo. Segundo o comunicado do júri, trata-se de um trabalho -impecável em sua execução e eloquente em seu conceito..."


Click for more

Click for more

 "...Começou como fotojornalista e colaborou com as revistas Manchete, Veja, Isto É, El Paseante e com o jornal Folha de S. Paulo. Em 1988 começou a documentar o meio ambiente do Mato Grasso do Sul. Entre 1985 e 1988 fez diversos cursos de fotografia..."


Click for more

Click for more

"... A luz das imagens de Buainain parece falar desse desejo de religar-se com o divino, tão próprio do ser humano, e do que não nos é revelado por inteiro, mas através de fragmentos que podem ser repostas a questões primeiras que as religiões tentam responder." (....) 


Click for more

Click for more

Prix Martin Chambi

"Founded in 2002 under the auspices of the Union Latine, the Prix Martin Chambi, aims to support and promote the work of photographers from the organization’s 36 member countries. To celebrate the 10th edition, the officials of the Prix Martin Chambi have chosen the following theme: the representation of the family today. “The continual meeting of cultures creates new human landscapes that are reflected in family life."


Centro Latinoamericano de Fotografía

 "El Centro Latinoamericano de Fotografía es una institución dirigida por el célebre fotógrafo de Magnum Photos René Burri,  creada con el propósito de difundir y promover la fotografía de nuestros países, a través de la construcción de un entorno..."

 


Click for more

Click for more

Omami representa o Brasil na França

O fotógrafo Marcelo Buainain foi o brasileiro escolhido para representar o país nesse evento que acontece, tradicionalmente há 50 anos, no primeiro final de semana do mês de junho, ocupando uma área de exposição de 2 hectares, considerada a manifestação mais importante da França desta natureza e está entre as mais importante da Europa.

 


Click for more

Click for more

O livros da década

"...Marcelo Buainain adentrou numa Bahia onde ninguém, de câmera, lápis, violão ou pincel havia chegado, isso com uma visão nova, de curioso pelo desconhecido, e o resultado foi o impensável livro... Um livro para correr atrás, imperdível”

 


Click for more

Click for more

Religiosidade pelo Mundo

"A relevância de seu trabalho como fotógrafo, reconhecida pela renomada Agence VU, instituição francesa que no ano passado abriu sua galeria para a exposição “Retratos de Família” e entregou o Prêmio Martín Chambi, foi o passaporte para o evento francês..."

Jornal Tribuna do Norte

Click for more

Click for more

O Olhar Essencial

"...O retrato se tornou a tradução de Saramago, assim como o de Albert Einstein estirando a língua se tornou a tradução do físico alemão. Diferente do que é divulgado nos meios eletrônicos, o retrato de Saramago tem autor definido. O sul-mato-grossense, radicado em Natal, Marcelo Buainain foi o responsável pela idéia e execução da fotografia. A imagem foi além do que eu imaginava  disse Marcelo."

Jornal Tribuna do Norte

click for more 

click for more 

A fotografia como Arte

“Em segundo lugar, continuou o fotógrafo, pretendemos, a partir do relato dessa experiência, mostrar às pessoas que a possibilidade artística está cada vez mais em alta no mercado da fotografia..."


Click for more

Click for more

Os Fotógrafos da Década

"Diversidade marca a escolha dos dez mais importantes nomes da fotografia brasileira dos últimos dez anos. Por Bola Teixeira."